Constituição da Fundação
Com sede em Ponta Delgada, a Fundação Engº José Cordeiro foi instituída a 21 de Agosto de 1990, tendo por objectivo a promoção da ciência e da cultura científica na Região Autónoma dos Açores.
A ideia da sua criação partiu do Professor Doutor José Manuel Rosa Nunes, enquanto administrador da EDA, EP, e logo acarinhada pelo Conselho de Administração, que promoveu a sua constituição.
Para este efeito muito se empenhou o Engº João Bernardo Rodrigues, que convidou a participar na sua criação elementos da Família Cordeiro, a Empresa de Electricidade e Gás, Lda., primeira empresa regional que se dedicou à produção, transporte e distribuição de energia (fundada pelo próprio Engº José Cordeiro) e a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, primeira localidade dos Açores a dispor de Iluminação eléctrica.
A intervenção da Fundação Engº José Cordeiro ao longo do tempo destaca-se pela concessão de bolsas de estudo para a frequência de cursos superiores e de especialização, no apoio à inovação tecnológica, e no apoio a publicações de obras de carácter científico, histórico e cultural. Está também habilitada a promover acções de formação, simpósios, colóquios e, em geral, acções que visem promover o enriquecimento e actualização de conhecimentos científicos.
A sua actividade, embora discreta, tem-se dirigido essencialmente à concessão de bolsas de estudo a inúmeros alunos açorianos, deslocados de diferentes ilhas açorianas, matriculados em diferentes universidades e institutos politécnicos portugueses nas áreas das engenharias.